É verão. A terra recebe mais chuva por maior vaporização de águas, as plantas estão mais verdinhas e as árvores se carregam de frutas. Chove quase todos os dias ou por dias sem fim, mas o sol se faz presente e as temperaturas são altas. É a estação favorita para férias, viagens, passeios, piscina, parques de diversão e combina muito bem com uma curtição na praia. Neste tempo de veraneio, sob o sol a pino e diante do azul do mar, não combina nada aparecer a bordo de um par de óculos. Assim, as pessoas preferem o uso das lentes de contato. Nada de errado nesta decisão, antes pelo contrário. O apelo estético das lentes de contato combina com a profusão de cores, jovialidade e vida à beira-mar, mas alguns cuidados essenciais nunca podem ser negligenciados, sob pena de encerrar a estação em algum pronto-socorro oftalmológico. Dedicamos este espaço aos usuários de lentes de contato que curtem aparecer sem óculos numa simples academia de ginástica na esquina, numa festa, no clube ou, de fato, numa bela praia. Aqui vão algumas orientações:
01. Somente manuseie suas lentes com as mãos rigorosamente limpas. Para a higienização das mãos inclua em seu nécessaire um frasco de sabonete líquido neutro. Seu pH não agride os olhos e sua espuma não deixa resíduos.
02. A limpeza das lentes jamais pode ser feita com soro fisiológico. Não troque o líquido de limpeza recomendado por seu oftalmologista sem falar com ele somente porque encontrou uma promoção.
03. Mantenha sempre um estojo com você. No caso de necessitar retirar suas lentes, coloque-as imediatamente de volta ao estojo. Nunca encha o estojo completamente, a cremalheira da tampa poderá danificar sua lente. Nunca coloque as lentes na boca, a saliva não as conserva e a contaminação é certa. Lavar lentes na água do mar ou da torneira, jamais!
04. Se vai mergulhar, use um escafandro para abrir os olhos debaixo dágua.
05. No caso de irritação dos olhos pela água do mar, retire imediatamente as lentes, higienize-as com o líquido recomendado e lubrifique os olhos com o colírio que se oftalmologista tiver recomendado.
06. Por mais que a praia tenha te cansado ou que a balada se estendido, nunca durma com suas lentes de contato. Se acontecer, pingue imediatamente lubificante nos olhos para re-hidratar a lente e depois as retire. Se puder, fique algumas horas do dia seguinte sem as lentes.
07. Uma lente bem adaptada não deve sair facilmente dos olhos, se as suas caírem ao chão nunca as devolva diretamente aos olhos. Lembre-se de higienizá-las antes.
08. Nunca use as unhas para manipular as lentes, o rasgo é certo.
09. Leve sempre lentes de reserva ou seus óculos. Caso necessite de lentes, evite comprar uma “igualzinha” na loja da esquina, sem orientação médica.
10. No banho de mar ( como no banho em casa) feche bem os olhos.
11. Em caso de olhos persistentemente avermelhados descontinue o uso de lentes de contato. É muito pouco provável que você consiga um atendimento de urgência com oftalmologista na praia, portanto lembre-se, não adianta se aconselhar com o clínico do pronto-socorro municipal!
12. Ainda que suas lentes de contato tenham (nem todas tem) proteção contra raios ultravioleta, jamais se esqueça do uso de um bom par de óculos escuros. Nunca contemple diretamente o sol, ainda que com lentes de contato.
É isto aí! Seguindo estas orientações você que usa lentes de contato tem tudo para se dar bem na estação preferida do ano. Boas férias e não se esqueça de retornar a seu médico oftalmologista para o acompanhamento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Favor não deixar comentários. Contato pode ser feito pelo e-mail: drgilvanoamorim@gmail.com
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.